Depoimentos

Michael Almeida - Supervisor de Operação, Gerência de Utilidades de Tubarão

Apesar de ter metas definidas para minha carreira, a dificuldade de saber o que fazer e como agir nos momentos de decisões funcionava como um grande labirinto, atrasando e em alguns momentos tornando impossível alcançar essas metas. Recebi apoio de minha coach, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Com os feedbacks e orientações recebidas pude assegurar meu desempenho. A cada encontro realizado reencontrava meu potencial criando estratégias assertivas para atingir meus objetivos.

O primeiro passo foi ajustar minhas metas e, depois, implementar a estratégia,  sendo assistido para que me mantivesse dentro dela. O processo de coaching me ajudou a equilibrar trabalho, vida familiar e obrigações sociais, lazer e as atividades religiosas.

Hoje aplico técnicas do coaching em minha equipe, baseado essencialmente na conversa, um diálogo que envolve feedback individual num contexto produtivo e orientado para resultados. Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas relevantes em momentos críticos, posso encorajar e apoiar a equipe para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes. Busco manifestar o melhor desempenho de cada um por meio da assistência individual e privada, ministrando técnicas que irá desafiar, estimular e orientar a continuar crescendo. Dentro do processo construímos um contexto seguro no qual a pessoa pode identificar o que está funcionando e o que não está; experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.

 

Caso Real – aplicando o coaching no dia a dia com a equipe
 
A partir do curso de líder coach e das mudanças implementadas na minha prática diária fui procurado por um rapaz que apesar da formação em engenharia estava com problemas em atingir suas metas profissionais. No entanto, precisava estabelecer estratégias que sustentassem suas decisões, o momento era desesperador. Ele assistia uma grande barreira surgindo em sua vida.

Iniciei com ele um processo de desenvolvimento com base no coaching e, avaliamos minuciosamente sua experiência profissional. Ele começou a perceber que não podia desperdiçar todo o aprendizado que teve estudando, e que isso era um tesouro que possuía. Construímos uma visão sólida de carreira baseada nessa ideia, e começamos a traçar estratégias onde ele poderia se enquadrar, aproveitando o que já sabia fazer e o seu padrão de qualidade. Valorizamos ao máximo essa decisão, considerando que em anos de experiência na área, as chances de sucesso no curto prazo aumentariam bastante.
Ele começou a enxergar amplas oportunidades onde antes só via obstáculos/barreiras; assim, conquistou a motivação necessária para começar a por em prática as ações definidas no planejamento.

Após alguns encontros e ajustes no como fazer. Em Janeiro de 2016, a planta operacional onde atua foi certificada pelo Diretor em 5S e o rendimento operacional desta planta aumentou em 35%.

Recebi o seguinte agradecimento:
"Gostaria de te agradecer pela transformação proporcionada em minha vida, hoje enxergo o novo como novo e velho como velho. Deixei de me apegar a crenças que só limitavam meu sucesso.”

Em seu agradecimento analisamos a tradução do que o método Coaching proporciona:
- Desenhar corretamente qual é o problema (área onde precisa ter resultados);
- Procurar "no lugar certo";
- Criar parcerias e contratar sócios para alcançar suas metas;
- Reunir todos os recursos que já tem - sem menosprezar nem superdimensionar - e, se ainda não tem, onde buscar;
- Ter permissão e todo apoio de seu Coach para tentar;
- Coragem para se expor.