Dúvidas

F.A.Q

É um processo que possibilita ao coachee (cliente) atingir resultados através do aprendizado e desenvolvimento pessoal. Adquirimos conhecimentos sobre o mundo, desenvolvemos habilidades para nos tornarmos independentes e aprendemos a tomar decisões ao logo da vida. Porém, poucas vezes damos atenção ao desenvolvimento de competências comportamentais como: melhorar a administração do tempo, comunicar-se com mais eficiência, ser mais decisivo, resolver conflitos, aumentar a capacidade de compartilhar, dentre outras.

O coaching é essa ferramenta que propicia desenvolver modelos de comportamentos mais eficazes visando produzir melhores resultados e alterar comportamentos que reduzam a eficácia tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Quando o coachee tem desejo de mudar ou rever comportamentos e precisa de ajuda para compreender suas potencialidades, crenças e atitudes. Diferente da terapia, o coaching não trabalha questões emocionais associadas ao passado, traumas ou patologias. O processo de coaching coloca o cliente frente sua vida hoje, trabalhando o que é necessário fazer e desenvolver para ser a sua melhor versão amanha conquistando objetivos.

O processo de coaching dura de 10 a 12 sessões (encontros) sendo as sessões planejadas semanalmente com uma hora de duração. Se necessário, é possível haver um intervalo maior entre as sessões, de 15 dias no máximo, porem considera-se semanal a melhor periodicidade.

Para clientes com uma agenda restrita há a opção do atendimento online que oferece a mesma qualidade do atendimento presencial. Para tanto é necessário um aparelho (computador, tablet ou celular) e uma conexão de rede.

Uma sincera vontade de olhar para si buscando o melhor para sua vida. Como? Inicie dizendo “SIM” para as dez afirmações a seguir:

1. Estou pronto para investir tempo em mim;
2. Os meus exercícios de coaching farão parte da minha agenda.
3. Estou pronto para fazer o trabalho necessário para o meu desenvolvimento pessoal e profissional;
4. Tenho objetivos a atingir que serão meu foco em coaching;
5. Estou pronto a descartar comportamentos que impedem ou limitam o meu sucesso;
6. Entendo que o foco do coaching é contribuir para que eu atinja minhas metas, diferentemente de terapia, a qual tem foco em traumas emocionais;
7. Vou me empenhar em ter ações consistentes para atingir meus objetivos, mesmo quando não alcançar resultados imediatos;
8. Estou pronto para testar novos conceitos, mesmo não tendo certeza se eles irão funcionar;
9. Reconheço que existe um “gap” entre onde eu estou e onde quero chegar;
10. Reconheço que sou totalmente responsável por minha vida e pelas decisões que tomo;

O programa é um curso indicado para líderes com interesse em melhorar seu desempenho e atingir a alta performance. O seu conteúdo privilegia a obtenção de técnicas de coaching para desenvolver a si mesmo e a equipe; o conhecimento da arte do feedback coach e das perguntas poderosas para gerar comprometimento e desenvolvimento da equipe; a transformação de paradigmas, questionamento de crenças sociais comuns e limitantes; o desenvolvimento de competências pessoais como resolução de conflitos, gestão de equipes, capacidade de motivação e adaptabilidade.

Um líder coach tem como diferencial ser um líder que:
- atua como parceiro estratégico (avaliando necessidades da equipe para que atinja seus resultados e, proporcionado situações de aprendizado);
- transforma paradigma (ajudando sua equipe a sair do lugar comum);
- desenvolve pessoas (com foco nas competências essências e seu CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude).

O processo de coaching tem 6 etapas:

1ª FOCO – momento de definir o que você quer conquistar, construir ou que historias vai querer contar.

2º AUTOCONHECIMENTO – momento de preparar as bases e perceber que valores nos guiam.

3º PLANEJAMENTO – etapa da estratégia onde compreendemos o potencial para ação.

4º AÇÃO – momento de agir assertivamente.

5º MELHORIA CONTINUA – etapa da evolução e verificação.

6º RESULTADO – momento da comemoração e de tomar fôlego para a próxima corrida.